quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Contador ou Controller?


Notória e relevante é a disseminação dos conhecimentos empresariais para a formação de profissionais capazes de atender com mais eficiência as organizações; entretanto, alguns autores parecem querer determinar o que é necessário para ser um “Controller”, como se existisse uma fórmula mágica para isso.

Outros vão ainda mais longe pregam que a Controladoria é um ramo de conhecimento, talvez na tentativa de se afastar da figura do “Contador Tradicional” presente no mercado.

Sendo a Contabilidade, a ciência que tem como objeto de estudo o Patrimônio das entidades, está presente então, em seu objeto de estudo, todo e qualquer assunto inerente ao Patrimônio das Entidades, seja, eles financeiros, econômicos ou inerentes a gestão das informações a ele relacionado. Assim se a profissão contábil, foi e é exercida em sentido restrito, como temos por exemplo, a simples escrituração fiscal por alguns profissionais, isso não é motivo ou razão para separar, entre profissionais ditos limitados, contadores”, e profissionais generalistas, capazes de gerar e gerenciar informações, “Controllers”. Além de provocar uma abertura desnecessária no mercado de trabalho, restrito por lei ao Contabilista à outros profissionais, como se não bastasse a invasão existente hoje, exclui o Contador do pleiteio de ocupar um lugar que sempre foi seu por direito, e isto tudo em função de alguns profissionais quererem se colocar em posição superior aos demais companheiros de profissão. Interessante, também, é o fato de que alguns autores, confusos ou mesmo sem entender o porquê ou significado da Controladoria, apenas substituem o termo Contabilidade e Contador, por Controladoria e Controller, respectivamente.

A atual competitividade dos negócios e as constantes mudanças nos diversos ambientes das empresas exigem a maximização do desempenho e do controle empresarial, então, pouco importa a denominação dada ao profissional que exercerá o papel preponderante na empresa, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão, o importante é que esse papel seja exercido por quem de fato tem as prerrogativas legais para isso, que no caso supra é o Contabilista.

Autor: Oldair Cardec Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário