quarta-feira, 19 de setembro de 2018

GESTÃO DE CONFLITOS: DESCUBRA QUAL A SUA IMPORTÂNCIA E POR QUE A SUA EMPRESA DEVE ADOTA-LA!

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O QUE É GESTÃO DE CONFLITOS? 

Gestão de conflitos é o segmento de uma organização responsável pela administração de conflitos entre indivíduos, grupos e organizações presentes dentro de uma empresa, tal como conflitos entre uma organização e outra. O modo como o setor de gestão pode alcançar bons resultados é através de técnicas específicas e processo práticos desde o momento de identificação da natureza dos conflitos e de seus estágios.

3 EXEMPLOS DE CONFLITOS ORGANIZACIONAIS

AMBIENTE DE TRABALHO HOSTIL

Este exemplo é, sem dúvidas, um dos mais presentes dentro das empresas. A rivalidade e hostilidade presentes no ambiente de trabalho influenciam não só os resultados e as atividades executadas como também, passa a ser uma corrente negativa que podem impactar outros trabalhadores.
Vamos imaginar: se um colaborador possui algumas desavenças com o seu supervisor por algum motivo, a tendência é que ele influencie mais colegas a terem o mesmo comportamento e não o contrário.

DESMOTIVAÇÃO

Outro grande problema muito comum nas organizações é a desmotivação e uma das mais preocupantes. Quando um profissional é contaminado pela desmotivação, ele começa a deixar de fazer com excelência os seus serviços, chega atrasado, falta no serviço e todas essas reações podem também, afetar outros colaboradores.

RESULTADOS INSATISFATÓRIOS

Os resultados insatisfatórios podem ser derivados da desmotivação, já que ele representa os números ruins que a empresa apresenta em determinado mês. Esse problema pode ser originado também de outros fatores, mas a grande questão é: se a empresa não está desempenhando bons resultados, é preciso identificar de onde estão vindo.

AS PRINCIPAIS CAUSAS DOS CONFLITOS CORPORATIVOS 

De acordo com a pesquisa da Universidade de Harvard, 70% dos problemas que ocorrem na empresa têm com a comunicação, direta ou indiretamente. Apesar de haver divergências, elas podem servir para desenvolver as atividades da empresa, fortalecer a equipe e auxiliar o crescimento profissional, desde que a gestão de conflitos nas organizações seja feita da forma correta.

Imagem de alguns colaboradores que estão brigando para remeter a gestão de conflitos organizacionais

COMO APLICAR A GESTÃO DE CONFLITOS

ELIMINE AS FALHAS DE COMUNICAÇÃO

A comunicação é importante em qualquer momento da vida e, em um conflito, ela é mais que fundamental. Neste caso, a linguagem precisa ser bastante clara e objetiva, evitando ambiguidades que podem aumentar as divergências.
É essencial cultivar a comunicação entre todos. A falha na comunicação pode comprometer tanto o trabalho como os objetivos do negócio, além de prejudicar a relação entre os colaboradores e gestores.
Para que este tipo de coisa não aconteça, a gestão de conflitos preza para que os colaboradores registrem as informações relevantes através de e-mails; mantenha atas das reuniões, agende reuniões para esclarecer dúvidas, metas, entre outros.

DISPOSIÇÃO

Muitos gestores esquecem que um dos pontos principais da gestão é saber ouvir — e esse também é um elemento fundamental da gestão de conflitos. O gestor não consegue acompanhar todos os detalhes que ocorrem ao longo do processo de produção. Ouvindo os colaboradores, é possível compreender os detalhes e tomar uma decisão mais assertiva.

DISSEMINE A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA

O gestor é a primeira pessoa que deve demonstrar sua empatia para incentivar esse posicionamento. Quando perceber que um colega está reclamando do outro, mostre a ele através da empatia que a situação na prática pode ser diferente daquilo que ele imagina.

COMPREENDA O CONFLITO A FUNDO PARA RESOLVÊ-LO

Quando perceber a existência de um conflito, entenda qual a sua origem e escute as partes envolvidas. Entenda o lado de todos para que não fique um sentimento residual de injustiça. Conhecendo os estágios da situação, será muito mais fácil pensar em uma solução e resolver completamente aquilo que atrapalhou o clima da equipe.

DÊ FEEDBACK

Tanto os colaboradores, quanto os gestores precisam dar e receber feedback. Ele não necessariamente precisa ser positivo, já que ele serve para que o indivíduo possa refletir sobre a sua postura. Entretanto, ele deve ser sempre individual e construtivo.

NEGOCIAÇÃO

Para gerir bem um conflito, é preciso adotar a postura de negociação. As atitudes e os comportamentos devem sempre ser direcionados para a política do ganha-ganha, ou seja, as discussões devem ser direcionadas para o encontro de uma solução em que todas as partes saiam ganhando.
Uma boa gestão de conflitos deve:
  •  Criar uma atmosfera efetiva;
  • Esclarecer as percepções;
  • Focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;
  • Construir um poder positivo compartilhado;
  • Olhar para o futuro e aprender com o passado;
  • Gerar opções;
  • Desenvolver degraus para a ação;
  • Estabelecer acordos de benefícios mútuos.

E aí, está pronto para aplicar a gestão de conflitos dentro da sua empresa? Encarar os conflitos apenas como um problema é um equívoco. Há diversas lições positivas que podem ser tiradas de um momento de tensão, otimizando o nível de maturidade do negócio e dos profissionais que nele atuam.

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